Quando uma criança recebe uma prótese de braço Star Wars

... isto é impressão 3D no seu melhor..Em viagem pela internet das novidades tecnológicas ligadas à Medicina deparo-me com histórias incríveis. Mal a impressão 3D começou a dar os primeiros passos, surgiram logo propostas de aplicação na área médica e cirúrgica de dispositivos mais personalizados e desenhados à medida do doente. A história que se segue é de um entusiasta das impressoras 3D, John Peterson, que desenhou uma prótese para um pequeno fã do Star Wars. Liam Porter, agora com 7 anos, nasceu com um membro superior esquerdo atrófico, devido a uma banda amniótica. Ou seja, houve uma espécie de fio dentro do útero materno que enrolou (garrotou) o braço esquerdo do (ainda feto) Liam, impedindo que este recebesse o sangue necessário para o seu desenvolvimento e desaparecesse (atrofiasse).

Mas voltando ao 3D, para além de permitir a construção personalizada, com a ajuda de colaborações open source (código aberto), a tecnologia está a chegar a mais gente e a preços mais baratos.A prótese desenhada para o Liam custou pouco mais de 100 dólares (enquanto as vendidas comercialmente podem chegar aos 9000 dólares). Graças a John Peterson, Liam tem a prótese de um Start Wars clone trooper e é o coolest kid in the class (palavras do próprio).






[fonte: chronicle.augusta.com]

Para os geeks interessados nos pormenores técnicos da prótese, podem ler as explicações do autor da obra ao notimpossiblenow.com.

Etiquetas: ,