Em anexo, encontras a tua primeira ficha de avaliação

Eu deixei aqui esta ideia há muito tempo. A cada passo importante das nossas vidas, eu escrevo uma mensagem de e-mail aos meus filhos, na esperança que as leiam um dia que forem mais velhos. Algumas são escritas com um caroço na garganta e duas lágrimas que teimam em escapar pelo canto do olho. Hoje saiu uma dessas. Hoje abro uma excepção e partilho essa mensagem aqui, porque sei que muitos que me lêem sentirão o mesmo e aposto que querem que os vossos filhos o saibam. Nem que seja daqui a 10-13 anos.
Título: a primeira ficha de avaliação

João,
Em anexo, encontras a tua primeira ficha de avaliação oficial. É a ficha do final da salinha dos 3 anos (...). A tua professora é a Isabel, que assina a ficha. Tu gostas muito dela e gostas muito dos teus colegas. Eu e a tua Mãe comentamos muitas vezes entre nós que nos orgulhamos do ser humano em que te estás a tornar, porque achamos-te muito querido com toda a gente, especialmente com o teu irmão, mas também em particular com as pessoas mais velhas. Tens um coração de ouro e emocionou-me ler que a percepção da tua professora é a mesma. Ela começa assim: «O João é uma criança muito querida no grupo e no colégio. Gosta de cumprir as regras da sala e gosta muito de ajudar os amigos. É muito educado e sabe aplicar corretamente as regras de educação». 
Assim que levantou a ficha, a Mãe ligou-me histérica, pois é a confirmação daquilo que já sabíamos, mas agora afirmada por quem está contigo mais horas durante o dia. Infelizmente, os nossos trabalhos obrigam-nos a chegar tarde a casa e ficamos tristes de não podermos estar mais presentes. Mas felizes ao mesmo tempo em saber que te temos como filho. 
Quer eu quer a tua mãe amamos-te muito. És o nosso orgulho. 
Beijinho, 
Pai 
PS - Agora, vamos ter que treinar os grafismos simples e a pintura dentro dos «limites».

As fotografias são da autoria do Cassiano Ferraz. Foram tiradas no Vidago Palace em Junho passado, para a Dr. Kid.

Etiquetas: ,