8 aplicações para uma melhor gestão do tempo

Ser pai (e mãe) nos dias que correm obriga a uma boa gestão de tempo. É um pergunta frequente quem me fazem. «Como consegues ter tempo para tudo?» Entre hospital, faculdade, investigação, blogue, casa (e há mais), o meu tempo tem que ser bem espremido. Realmente, a compra de um smartphone foi um bom investimento, porque permite-me estar ligado ao mundo e trabalhar, em qualquer lado. Achei que poderia ter interesse partilhar convosco um conjunto de aplicações que fazem parte do meu segredo para gerir bem o dia-a-dia.
  1. Google Calendar. Há já muitos anos que coloco a minha agenda neste calendário online. Permite ter a vida profissional e social organizada. Para além disso, consigo partilhá-la com a Mãe, de forma a sabermos que compromissos cada um de nós tem e ajustarmo-nos a eles. [Android; iOS]
  2. Tasks. Para não me esquecer de tarefas que tenho pendentes e de prazos que tenho que cumprir, coloco-os numa lista de tarefas. Esta aplicação é das únicas que sincroniza automaticamente com o Google Calendar, o que é uma vantagem em relação às outras aplicações de tarefas. [Android]
  3. CameraMX. As fotografias que se tiram com o telemóvel raramente ficam perfeitas. Com esta aplicação, posso editá-las no momento: cortar, aumentar o brilho, mais ou menos contraste, etc. Em segundos, temos uma fotografia profissional e pronta a partilhar no instagram, a guardar num álbum online ou a enviar a alguém. [Android; iOS]
  4. BeyondPod.aqui tinha escrito que uma das formas de quebrar a monotonia das viagens Porto-Braga é ir ouvindo podcasts dos programas de rádio que mais gosto. Ouço de tudo, desde reportagens de actualidade a crónicas de livros, passando por debates, opiniões de economia, notícias do mundo digital, etc. É uma forma de me manter actualizado sobre o mundo à minha volta, sem ter que me sentar a ler o jornal ou a ver televisão. [Android]
  5. Feedly. Sempre utilizei o Google Reader para ler os rss feed de blogues e websites que gosto ou preciso de seguir. Para quem não sabe, o rss feed é uma espécie de código fonte de todos os textos que são publicados na Internet. Em vez de perder tempo a clicar em cada blogue na barra de favoritos à procura de novidades, o Google Reader e aplicações similares avisam-me de cada vez que há uma mensagem nova e disponibiliza-me o texto da mesma numa plataforma única, isto é, sem ter que visitar o website em causa. Assim, não tenho que andar a saltar de janela em janela a ler as novidades. Desde que Google anunciou que vai acabar com o Reader (até Julho deste ano), comecei a utilizar o Feedly. Ele permite migrar a informação que existia no Google Reader e tem uma design simples e bastante funcional. [Android; iOS]
  6. Google Drive. Outra vez a Google. Esta aplicação permite criar e modificar textos, folhas cálculo e gráficos. Podemos fazê-lo no telemóvel ou em qualquer computador com Internet (através do browser). No final, podemos exportar o documento para o formatos normais, para que possa ser enviado e lido por terceiros. Mas nem isso seja necessário, pois o Google Drive permite que um documento seja lido e/ou editado por várias pessoas ao mesmo tempo. Para terem a ideia da funcionalidade desta aplicação, o último resumo que submetemos a um congresso foi ultimado por mim no metro, a caminho do aeroporto, revisto pelo chefe enquanto esperava pelo voo e enviado já em Bruxelas. Tudo pelo telemóvel. [Android]
  7. Evernote. Também já não conseguia viver sem esta. O Evernote é um bloco de notas, onde posso colocar fotografias, ligações, ideias para posts, projectos de investigação, assuntos que quero aprofundar, livros que quero ler. O melhor de tudo é que as notas ficam disponíveis no site da aplicação, podendo aceder a elas apartir de qualquer computador com Internet. Mais, o Chrome (browser) que utilizo com mais frequência tem um plug-in do Evernote que permite gravar o que estou a ler. Existe assim um contínuo do que faço no telemóvel e no computador. [Android; iOS]
  8. Blogger. (Claro!) É uma forma rápida de colocar uma mensagem aqui. A aplicação não está muito bem conseguida, mas é a minha salvação para rever e corrigir posts. Infelizmente, não permite gerir os comentários, razão pela qual eles ficam 'pendurados' mais tempo do que gostaria. [Android]
Como uso um Samsung Galaxy S III (sistema Android), não conheço bem o que se faz para iOS (iphone e ipads). Se por ventura tiverem sugestões melhores alternativas do que aquelas que apresento aqui (Android ou iOS), por favor partilhem. Também quero saber.

Etiquetas: , , , ,