Safe parenting with Gombby

Há tempos, recebi um e-mail da Big Storm Studios. Apresentavam-me o Gombby (que eu já conhecia) e a sua aplicação para iOS (que eu desconhecia). Já tinha visto várias vezes estes desenhos animados e sabia que eram portugueses. Não sabia é que era «a única série produzida em 3D e 100% feita em Portugal». Aceitei o convite, instalei a aplicação no iPad da Mãe («é gratuíta e tem opção in-app purchase») e coloquei o JM à experiência.

A aplicação não é mais do que um repositório das aventuras do Gombby , mas é muito útil para os pais. Primeiro, permite alterar a língua para espanhol e inglês (para além do porttuguês, claro). Conhecendo a história em português, há sempre a esperança que o JM apanhe o vocabulário das outras línguas e se torne trilingue sem o mínimo esforço parental. Segundo, é menos embaraçoso deixar o JM ligado à aplicação do Gombby do que deixá-lo solto pelo YouTube fora. Às vezes vejo-me a ter que explicar conjecturas relacionais entre pessoas adultas que não serão adequadas à idade do pequeno (falo-vos de sexo, de violência e sexo com violência). Garanto-vos que o JM (apenas com 3 anos feitos há 1 mês) percebeu à primeira onde vai buscar os vídeos do Gombby e como liga e desliga o modo de visualização. E é como dizia no e-mail da Big Storm Studios, trata-se de uma «série  que transmite valores importantes às crianças em idade pré-escolar como a amizade, o altruísmo e a partilha». Isto é safe parenting.

Posto isto, hoje a minha aplicação recomendada é esta, pese embora ainda não exista a mesma aplicação para sistema Android (falha que me garantem será reparada).


NOTA: O in-app purchase é uma forma suave de paga-se-queres-ver-mais-do-que-os-três-episódios-gratuítos, mas a verdade é que não são caros e é comprar português.

Etiquetas: , , ,