Grandes debates à volta do biberão (II)

Tivemos que escolher um biberão. Como na segunda só cai quem quer, não ficámos por um só biberão, nem por uma só tetina. Quando foi do JM, ele adaptou-se a uma tetina de borracha da Nuk e só mamava com aquela. Não havia forma de lhe impingir outra marca. Ela foi dilatando, dilatando e já nem havia forma de lhe impingir outra da mesma marca. Foi até romper. Para além do perigo que isto representou(pois poderia ter rompido durante uma das mamadas e o pequeno ter aspirado a porção de borracha), significou uma enorme dificuldade em conseguir que ele pegasse novamente num biberão.

Como temos obrigado o mais novo a variar de tetinas e biberões, temos em curso um verdadeiro ensaio clínico. Um recém-nascido contra quarto biberões e uma conjugação aleatória de tetinas. Apresento-vos as conclusões preliminares. As tetinas de borracha são realmente mais fáceis para o bebé puxar o leite e foram a nossa salvação nos primeiros dias do MM cá em casa. Têm a desvantagem de se estragarem mais rapidamente e libertarem pequenas partículas, o que teoricamente não acontece nas tetinas de silicone (salvo se muito velhas ou estragadas).

Os biberões da Dr. Brown's têm um sistema de ventilação que evita a criação de vácuo dentro do mesmo, o que facilita a sucção. O MM cansa-se menos, não faz tantas pausas para respirar e, apesar de não vos poder garantir, a marca diz que isso lhe diminui as cólicas. Como gosto mais de ciência que este empirismo que vos acabo de descrever, fui ver que estudos comparativos eles apresentam. Infelizmente, apenas este. Não tem nada a ver com cólicas, mas com uma coisa também importante: a preservação de vitamina C. Em laboratório, uma equipa de investigadores, encheu diferentes tipos biberões, uns com leite humano  e outros com leite de fórmula, e foram 'chupando-o' com auxílio de uma bomba, deixando que o ar entrasse para o substituir. Isto simula o que acontece ao leite quando o bebé está a mamar. A entrada de ar destrói (por oxidação) a vitamina C presente no leite, mas, segundo estes investigadores, essa diminuição é muito mais lenta com o sistema de ventilação da Dr. Brown's. Acho que temos vencedor.

Etiquetas: ,