Pilinhas III

Mais umas dicas, em relação à retracção prepucial. Muitas mães referem que não controlam o que o menino já crescido faz no banho, pelo que deixam de saber se ele tem dificuldade ou não em retrair a pelezinha para trás. Uma forma discreta de monitorizar se a criança o faz correctamente é a inspecção das cuequinhas. Os vestígios de urina na cueca podem significar que o prepúcio não está a ser puxado durante a micção. Ela acumula atrás do prepúcio quando o menino faz xi-xi, caindo posteriormente para a cueca.

O que fazer? Primeiro, quebrar o tabu lá em casa. Explicar ao filho que se trata de uma regra de higiene. Se não expuser completamente a glande, a urina e o sebo acumulado vão cheirar mal, vão dar comichão e serão fonte de infecções. Devem fazê-lo no banho e em cada vez que vão à casa de banho.

[fonte: celldweller.com]

Segundo, é perfeitamente normal que a entrada na adolescência provoque uma certa vergonha em relação às mudanças no corpo, pelo que a mãe terá dificuldade em ter esta conversa e muito mais em ver se a higiene é efectivamente bem feita. É preciso forçar o pai (ou figura em substituição) a entrar em acção.

Etiquetas: , , , , ,