Adopte um cão

Há quem divida as pessoas em dois grupos: aqueles que gostam de cães e aqueles que gostam de gatos. Are you a dog person or a cat person? Suponho que haja um grupo alargado de pessoas que escolheriam neither. Eu que gosto de both, admito que prefiro cães. São eventualmente mais estúpidos, mas muito companheiros. E eu tendo a privilegiar a companhia quando escolho um animal de companhia.

Seja como fôr, nesta batalha de cães e gatos, parece que os cães voltam a marcar. Um estudo recente na revista Pediatrics concluiu que crianças que têm contacto com cães dentro de casa têm menos infecções respiratórias do que aqueles que não têm esse contacto. O mesmo estudo concluiu que esse benefício não se verifica com a existência de um gato em casa. É apenas um estudo e o tema é controverso, mas o grupo Finlandês que conduziu este trabalho científico estudou perto de 500 crianças com um ano de idade, quer de zonas rurais, quer de zonas suburbanas. É um dos estudos mais fortes até agora.

E em relação às alergias? Existe um artigo na revista PLOS muito interessante sobre isso. Trata-se de uma análise de 11 populações estudadas prospectivamente, num total de mais de 22 mil crianças estudadas, durante um período de 6 a 10 anos. Principal conclusão: não existe evidência científica que exista um tipo de animal de estimação que seja melhor ou pior para as alergias na infância: seja cão, gato, rato ou piriquito. Mas assegura uma coisa muito importante, ter um animal felpudo, em particular o cão, durante o primeiro ano de vida ajuda na prevenção de alergias, particularmente a alergéneos respiratórios.

O Presto (na imagem) e a sua irmã, Ariel, estão disponíveis para adopção. Está à espera de quê?

[fonte: adopta-me.org]

Etiquetas: , , ,