Vacinas protegem (também) contra as alergias

Como poderão saber, uma das razões/medos dos pais que optam por não vacinar os seus filhos é que as vacinas possam ser responsáveis por reacções alérgicas, mesmo que mais tarde, ao longo da vida da crianças. Mas, no último Congresso Anual da Associação da Mundial das Alergias, um grupo de investigadores de Leipzig apresentou um estudo surpreendente.

Num estudo que envolveu 2187 crianças, os autores compararam crianças com o plano nacional de vacinação completo (alemão) com crianças não vacinadas (ou plano incompleto). Ajustando os dados para género, número de irmãos, exposição a fumo passivo, gatos, trânsito e predisposição genética, chegaram à conclusão que o grupo não vacinado apresentava uma maior prevalência de eczema atópico e outros sintomas alérgicos. Concluindo, a vacinação não só não provoca alergias como protege as crianças contra elas.

Apesar de não estar ainda publicado, o resumo da apresentação pode ser consultado aqui. Para mais alguns pormenores, podem consultar a notícia deste estudo na medscape.  Finalmente, aconselho vivamente a leitura da reportagem que o Observador fez sobre o 'vacinar ou não vacinar?', sendo que para mim a questão nem se coloca.

[fonte: observador.pt]

Etiquetas: ,