Cuidados a ter com as mochilas das crianças

Hoje trago mais um convidado especialista. O Dr. Rui Duarte é ortopedista. Partilha comigo a paixão e o ofício de investigador em ciências cirúrgicas e de docente de Fisiologia na Escola de Ciências da Saúde, da Universidade do Minho. Divide a prática clínica entre o Hospital 
de Braga (Público) e o Hospital Privado de Braga, tendo vindo a diferenciar-se na patologia da coluna. Quem melhor para escrever sobre os cuidados a ter com as mochilas dos pequenos e o seu impacto na saúde (presente e futura)? O texto está simples e directo e parece-me uma óptima ajuda para quem tem filhos em idade escolar (e não só).

Mochilas obesas
Rui Duarte

Com o decorrer do ano lectivo, surgem as queixas das crianças, e a preocupação dos pais, relacionadas com o desconforto e dor na coluna, que atribuem ao peso excessivo das mochilas que os filhos suportam diariamente.

Os estudos científicos publicados nas revistas médicas têm sido consistentes em demonstrar a associação entre o uso de mochilas pesadas e a dor na coluna vertebral durante a infância e a adolescência. Esta associação torna-se mais evidente em crianças sedentárias. Parece haver também uma relação directa entre a dor na infância e o desenvolvimento de patologia da coluna na idade adulta. 

Do ponto de vista biomecânico, a criança adopta uma postura corporal inclinada para a frente de modo a suportar a carga da mochila. Esta atitude leva a uma alteração das curvaturas fisiológicas normais da coluna, isto é, um aumento da cifose dorsal e hiperlordose cervical (quando a criança levanta os olhos para ver o caminho). Estas alterações resultam em contracturas musculares crónicas da região cervical e cintura escapular. Paralelamente, esta alteração postural resulta também numa transmissão incorrecta da carga através da bacia e joelhos, levando a um aumento progressivo dos sintomas. 

No sentido de minimizar estes problemas os pais podem tomar algumas medidas, relacionadas com a própria mochila e o seu conteúdo: 
Uma vez que o sedentarismo é apontado como a principal razão de dor lombar em crianças em idade escolar, outra recomendação importante será o estímulo da actividade física regular para uma melhor saúde da coluna vertebral e de todo o sistema músculo-esquelético.

[Carregue sobre a imagem para ampliar]

Etiquetas: ,