Mais uma ideia salva-vidas (desta vez de uma Mãe)

Lembram-se da Sofia, mãe do Tomás, um menino com autismo? Ela escreveu-me esta mensagem que reproduzo na íntegra:
Hoje pensei em colocar 'cá fora' um adereço essencial e muito importante em situações de emergência, que criei e que uso. 
Todos os dias levo o meu filho à escola de manhã. Vamos os dois sózinhos no carro. O meu filho tem 4 anos e uma perturbação do espectro do autismo, ainda não é verbal, e não tem a maturidade de uma criança neurotípica da idade dele. Um dos meus grandes receios é o facto de ele não se conseguir expressar numa situação de emergência. Ele é o meu maior cuidado. Ele é quem quero proteger mais. Porque se todas as crianças são indefesas, ele é mais. E se quando for a conduzi, eu não me sentir bem e desmaiar? ou outra situação. Como vão os paramédicos saber o que se passa com ele, caso ele fique magoado ou mesmo se não ficar? 
 Não quero sequer imaginar tais situações. Mas lembrei-me e cortei um papel e escrevi o nome do meu filho, colei uma foto pequena dele, a data de nascimento, o grupo sanguíneo, contactos de urgência do pediatra, pais, avós, o nome de medicamentos que porventura possa tomar, e outras observações, no caso dele: Autismo - Não verbal. Colei o papel num dos lados da cadeirinha do automóvel. 
Contactei a Escola Nacional de Bombeiros, via facebook, que com a minha ideia, criaram o cartão de emergência da criança. Qualquer pessoa pode utilizar este cartão, que não serve só para a cadeirinha do automóvel, mas também para a mochila da escola, ou em passeios de escola, nas férias, etc. 
Achei importante partilhar.
Eu também achei. Achei importante partilhar assim como copiar a ideia e fazer o mesmo. De facto, não custa nada: é imprimir e colar na cadeirinha. É que nunca sabemos o que nos pode acontecer na estrada...

[carregue sobre a imagem para ampliar]

Etiquetas: , ,