Controlo parental sobre o tablet e o telemóvel

Lá cedemos à compra de um tablet para o JM. A Mãe sentiu que já não tinha controlo sobre o seu iPad (ou, como eu lhe chamo idiotpad). Exactamente por (1) ter uma óptima relação qualidade-preço, (2) ter entrada para cartões de memória microSD, (3) o Pai preferir o sistema Android, comprámos este ASUS MemoPad. Não é um tablet para específico para crianças, mas isso resolveu-se rapidamente com a instalação desta aplicação. A KidsPlace é uma aplicação que funciona como um máscara para o Android. A criança passa a ter acesso apenas às aplicações que os pais seleccionam, não permite compras online nem links manhosos. Para além disso permite colocar um temporizador/limitador para a utilização desenfreada do brinquedo.

 

Sendo compatível com todos os sistemas Android, pode também ser instalado nos smartphones. Foi o que fizemos cá em casa, porque a cada passo, o MM pega nos telemóveis e carrega aleatoriamente em tudo que é ícon, fazendo algumas chamadas pelo caminho. De modo que, se tiverem um telemóvel Android, podem/devem instalar a KidsPlace que dá muito jeito. Se continuarem agarrados aos vossos idiotphones e/ou idiotpads, terão que passar pelo processo demorado de fazer tudo manualmente. Para não dizerem que não sou amigo, deixo-vos a ligação para as instruções da Pplware: «tenha um controlo total sobre o iPad e iPhone dos seus filhos».

Mas ter controlo sobre o tablet é também (ou mais importante até) saber desligar da tecnologia para brincar com os irmãos e os pais. Há competências manuais que os tablets não desenvolvem. Na ficha de avaliação do JM, a professora alertava que ele deveria treinar os grafismos simples e pintar dentro das linhas. Deixou-nos preocupados. Já agora... Eu sei que há muitas professoras e (ainda mais) Mães experientes desse lado. Não nos querem dar uma ajuda? Deixem-nos sugestões de brincadeiras, exercícios e/ou livros, por favor.

Etiquetas: , ,