O Primo que ensina programação às crianças

Já vos falei aqui que a língua mais importante que quero que os meus filhos aprendam no futuro, para além do Português e do Inglês, é a linguagem informática. Há cada vez mais projectos e fundações que procuram formas inovadoras de ensinar esta linguagem aos mais pequenos. Via pplware, fiquei a conhecer o Primo, um jogo que ensina programação a crianças entre os 3 e os 7 anos.

«Não se trata de um jogo electrónico, nem de uma aplicação… é um jogo ‘tradicional’, com peças de madeira.  O jogo Primo foi criado em 2013, no Reino Unido, pelas mãos de Matteo Loglio durante o seu mestrado na Universidade de Ciências Aplicadas e Artes da Suíça e inclui 3 itens: tabuleiro, blocos de encaixe no tabuleiro e Cubetto (o robot)  bundle. O objectivo é guiar o robot Cubetto através das instruções que são dadas pelos blocos de madeira, uma vez que cada um tem uma cor e formato diferentes, e cada um representa um comando (frente, esquerda, direita e função).  A programação entra aqui… ao encaixarem os blocos numa determinada sequência, as crianças criam um código que vai determinar o caminho que o robot vai seguir. Desta forma aprendem conceitos lógicos que, mais tarde, podem ser necessários caso se interessem/necessitem de saber programação mais avançada.»

 

Se quiserem saber mais sobre este projecto, aconselho-vos a lerem o vídeo do projecto na kickstarter (um website de angariação de investidores). O Primo rapidamente conseguiu o dinheiro para arrancar e já pode ser comprado por €206 em primo.io.

Etiquetas: , , ,