We do care for babies

Sabiam que existem psicólogos de bebés? Pois a nossa (isto é, a que dá apoio ao Hospital da Arrábida) chama-se Clementina Almeida, licenciou-se em Psicologia na Universidade do Porto, especializou-se em psicologia dos bebés (Infant Mental Health) na Universidade do Minnesota (EUA) e é actualmente doutoranda na Universidade de Coimbra. Mas o motivo deste texto não é fazer publicidade ao Hospital da Arrábida, mas sim a um projecto que a Dra. Clementina tem desenvolvido e vos pode interessar - o For Babies.

[fonte: facebook.com/wedocareforbabies]

O For Babies é uma espécie de ginásio para bebés (e respectivos pais), onde há aulas de baby sence (estimulação físca, multi-sensorial, emocional, cognitiva), ballet, ginástica, yoga, danças latinas e artes plásticas. Tudo para bebés dos 6 aos 36 meses! Há também workshops de pintura (com tinta caseira comestível) e de teatro, que podem ser agendados mediante conveniencia das partes. E (claro!) consultas de psicologia.

Mas que raio... Psicologia para bebés? Sim. Por vezes, as nossas dificuldades como pais em alimentá-los, em deitá-los, em mantê-los calmos durante o dia são geradoras de ansiedade, a nós e aos pequenos. Nesta 'pescadinha de rabo na boca', a psicóloga tenta trabalhar com o bebé e com os pais, para juntos ultrapassarem alguns obstáculos que surgem no início da vida. Admito que possa estar a ser um bocadinho redutor sobre o papel de um psicólogo de bebés. Por isso, sugiro que explorem um bocadinho o website da For Babies, porque está lá informação útil sobre o desenvolvimento dos bebés, que interessa também a quem não é nem vive perto do Grande Porto.

Conhecem projectos semelhantes noutras zonas do País? Por favor, deixem o link na caixa de comentários. Obrigado.

Etiquetas: ,