Saúde para Moçambique

Numa altura em que Moçambique está na ordem do dia pelas piores razões, quero-vos falar de um projecto valioso que está a nascer, para ajudar aquela população. A Health4Moz é uma ONG portuguesa que pretende ajudar e qualificar os serviços de saúde de Moçambique. A cara por trás da Health4Moz é a Professora Carla Rêgo, reconhecida pediatra e um dos rostos do Hospital CUF Porto, que se tem destacado na área da nutrição pediátrica.

Fiquei a conhecer a vocação 'humanitária' da Professora Carla, porque ambos fazemos parte do Núcleo para a Cooperação com os Países Lusófonos da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos. (Sim, mais uma actividade profissional em que estou metido, há cerca de 3 anos.) Nas reuniões desse núcleo, entre outras coisas, discutíamos como nós, médicos, profissionais de saúde, Portugueses, poderíamos fazer uma assistência médica que não se limitasse a prestar cuidados clínicos imediatos, mas que qualificasse e organizasse serviços médicos de qualidade, um trabalho que perdurasse.

A Professora Carla Rêgo passou da discussão à prática e mobilizou uma série de colegas das áreas pediátricas. Assim, e ao contrário da assistência médica que estamos mais habituados a ver, a Health4Moz propõe um trabalho estruturado, tendo o ensino as Universidades como principal base de trabalho. A Health4Moz tem o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e a Universidade Lúrio (Nampula, Moçambique). Seria injusto não referir que. a trabalhar com a Professora Carla, existe um vasto número de profissionais dispostos a abraçar esta missão (ver aqui). Profissional de saúde ou não, como pode ajudar a Health4Moz a dar os primeiros passos?
  1. Fazendo-se sócio aqui. A anuidade são €40.
  2. Participando no 1º Jantar Solidário Health4Moz. Será no dia 5 de Dezembro, no Restaurante dos Clérigos (que eu já tinha identificado como baby friendly). Custa €45 por pessoa.
  3. Seguir a Health4Moz no facebook. Grátis.
Vamos lá!

Etiquetas: