Banho de balde

Dias antes do nascimento do MM, aterrou cá em casa um balde colorido. Fui informado de que seria para dar banho ao pequeno. Recebi uns vídeos com as instruções de funcionamento. (Há muitos no youtube e o que coloco em baixo é apenas exemplificativo). Não me tornei expert, mas pelo que fui li e vi, o banho shantala (também chamado de tummy tub) é um método para acalmar os bebés. O facto de submergir em água morna até ao pescoço associado ao contacto com as paredes do balde simula o ventre materno, o que conforta os bebés. A mim parece-me uma manobra arriscada, porque o bebé (especialmente o recém-nascido) pode escorregar das mãos, submergir completamente e afogar-se, ou engolir uns 'pirolitos', durante as manobras.


Felizmente o MM não precisa de ser acalmado com banhos, porque é muito calmo e pouco dado a choros. Houve uma primeira tentativa (minha) de lhe dar banho com o balde cheio de água, para experimentar. A reacção materna foi tirar-me o pequeno das mãos e correr a despejar metade da água, entre impropérios vários que me escuso a reproduzir. De facto, desde então, temos usado o balde colorido para dar banho ao MM, mas apenas com uma pequena porção de água (não chega a um terço). Ele sente-se muito confortável lá dentro e, mesmo sem segurar bem a cabeça, fica muito sentadinho. A largura do balde parece suficientemente grande para ele caber, mas suficientemente pequena para não se virar de cabeça para baixo. Para além do conforto para o bebé, encontrei mais vantagens nesta 'banheira': (1) a quantidade de água que se gasta é muito pequena, quando comparada com as banheiras clássicas, o que é bom para o ecossistema; (2) é facilmente transportável e arrumável, porque não tem aqueles tripés, mais os tubos de drenagem, etc; (3) permite que o JM participe na actividade de dar banho ao irmão mais novo. Claro que, por vezes, a água fica cheia de carros a boiar, mas é um momento divertido que pode ser vivido em família.

Assim, acho uma boa compra, mas com algumas advertências. (1) Por muito calmante que seja o banho até ao pescoço, continuo a achar muito arriscado. (2) Em muitos vídeos, vêm-se as banheiras colocadas em mesas e balcões, o que é de todo desaconselhado. Os baldes deverão estar sempre no chão, porque, mesmo que tombem, o impacto sobre a criança é quase insignificante. O mesmo se aplica às cadeirinhas (ovo ou concha). Nunca (mas nunca) estacioná-las em cima de cadeiras ou bancos. Sempre no chão. (3) Noutros vídeos, aparecem crianças a brincarem sozinhas na banheira. Mesmo que sejam aqueles milissegundos para pegar na câmara de vídeo, nunca deixem uma criança sozinha a tomar banho. As tragédias acontecem nesses milissegundos.

MM com 2 meses no seu balde azul

Etiquetas: , ,