Amanhã...

..., a propósito do 25 de Abril, ouviremos tudo e o seu contrário. Em tempos descrita como uma revolução pacífica, afinal pode não ter sido assim tão amena. Houve tiros e tentativas de instaurar ditaduras militares, com a necessidade do contra-golpe de 25 de Novembro de 1975. Parece haver várias verdades históricas diferentes sobre esta transição para a democracia. Curiosamente, e no que se refere aos comentários inflamados acesos, os saudosistas de Salazar (os chamadoa reaccionários) têm sido suplantados pelos saudosistas do PREC (Processo Revolucionário em Curso) e reaccionários do tipo foi-para-isso-que-fizemos-o-25-de-Abril? 

Eu, que sempre vivi em democracia, acho que temos tido o que merecemos Temos aquilo que, ao longo de 39 anos de democracia, fomos escolhendo para nós. Mal ou bem, os poderes que fomos dando e retirando aos políticos, aos juízes, às polícias, aos bancos partiram de escolhas livre de quem votou. Costumo dizer que, felizmente, temos aquilo que merecemos e agradeço esta liberdade de podermos discordar sobre o assunto. Antes do 25 de Abril de 1974 não era assim. Assustam-me os discursos inflamados dos que precisam de um segundo 25 de Abril. É para dar mais uma volta de 180º e voltar a uma ditadura? Afinal, a democracia não funciona assim tão bem?

A Fnac fez uma selecção de Livros sobre o 25 de Abril explicado às crianças. Talvez alguns adultos os devessem ler também.

[fonte: fnac.pt]

Etiquetas: , ,