Um caroço no pescoço

Mais um pouco de embriologia. Sabiam que a glândua tiróide nasce na base da língua? Pois é verdade. É durante as primeiras semanas da vida embrionária que ela vai descendo até à sua posição final , que é logo abaixo da cartilagem cricóide (a maçã de Adão). Por vezes, o trajecto por onde ela desce não fecha completamente, o que justifica o aparecimento de um quisto entre a cartilagem cricóide e o soalho da boca. Este quisto é notado pelos pais como um 'caroço no pescoço'. O seu nome técnico é quisto do canal tireoglosso. É um dos muitos quistos congénitos (isto é, que nasce com o próprio) que podem aparecer na criança.

[fonte: drtbalu.com]

Esta comunicação com a base da língua, faz com que estes quistos possam infectar, aumentando o seu tamanho, ficando ruborizado e podendo até drenar, isto é, deitar pús, através da pele. Não é uma imagem bonita. A solução é cirúrgica e o resultado final quase imperceptível. O cirurgião pediátrico deverá fazer uma incisão sobre uma das pregas do pescoço, de modo a cicatriz ficar sem tensão e invisível a quem olhe de frente para a criança. Depois, deve proceder à retirada do quisto e do trajecto até ao soalho da língua, incluindo o corpo do osso hióide.

[fonte: primehealthchannel.com]

Os diagnósticos diferenciais dos 'caroços no pescoço' são infindáveis. Se for mediano, isto é, na linha que separa o pescoço em duas partes iguais (direita e esquerda), peça à criança para deitar a língua de fora. O 'caroço' subiu? Então o mais provável é ser um quisto tireoglosso. O 'caroço' não subiu? Então o mais provável é ser um quisto dermóide, um tumor beningno constituído por inclusões de células da pele. A sua excisão é ainda mais simples, porque este quisto é bastante superficial.


A nós pais preocupa-nos muito a hipótese de ser 'coisa ruim', ou seja, tumores malignos. Felizmente eles são muito raros na crianças (exepto se a estas forem portadoras de alguma doença familiar que propicie o aparecimento de tumores malignos). Assim, quais os sinais de alarme para 'caroços no pescoço' (e também na face) que possam ser malignos?
Não quer dizer que, aparecendo um ou mais destes 4 sinais de alarme, os pais se devam preocupar. Repito, os tumores malignos na criança são muito raros, principalmente no pescoço. Se já existia à nascença é provável que não seja maligno, mas sim um dos muitos quistos congénitos cervicais. Falarei dos outros que faltam um dia (prometo). Se apareceu de novo e é móvel (desliza por baixo dos dedos), tem consistência mole ou elástica e parece haver alturas que parece mais pequeno, podem dormir descansados, enquanto espera pela consulta. A probabilidade de ser benigno é muito provável e pode até não precisar de cirurgia.

Etiquetas: , , ,