Justiça para o Boavista

Uma das formas clássicas de quebrar o gelo na consulta: «Então de que clube és?» «Sou do Braga/Porto/Benfica.» (Acho que nunca atendi uma criança que se assumisse sportinguista.) «E tu (eu) de que clube és?» «Eu (eu) sou do Boavista.» Seguem-se geralmente uns segundos de pausa. Olhar desconfiado: «De que clube és?».

A verdade é que, cá em casa, não se 'vive' o futebol. A descida do Boavista à 2ª Divisão em 2008 terá contribuído para isso? Acredito que sim. De qualquer forma, acho que nunca senti aquela paixão pelo clube que a maioria dos adeptos sentem. Gostava quando ganhava, mas não ficava triste quando o Boavista perdia. O Boavista não entrava nas contas dos '3 grandes', pelo que não era contra ninguém. Eu não era contra ninguém. Nem anti-Porto, nem anti-Benfica. Daí que sempre me pareceu idiota torcer pela derrota de alguém ou, pior ainda, desejar a vitória de qualquer clube estrangeiro só porque este jogava contra uma equipa portuguesa que não o Boavista.

Porquê o Boavista? Em casa, o meu pai era (e mantém-se) um benfiquista ferrenho ou, na maior parte das vezes anti-FCP. A minha mãe torcia pelo Boavista, mas de forma desapaixonada. Na realidade o lado da minha mãe puxava ao Boavista, porque o meu avô materno (que nunca conheci) chegou a fazer parte dos órgãos dirigentes. Segundo a minha avó, apesar da breve passangem pela máquina do clube, nunca deixou de ser portista. No fundo, todo o lado materno é ainda um bocadinho portista. Como me diziam muitas vezes: «antes ser por um clube da cidade do que pelos Mouros». Ser do Boavista era apesar de tudo mais pacífico.

Ganhámos o campeonato nacional em 2000/2001, o que fez com que eu comprasse um cachecol e me fizesse sócio durante um ano. Acompanhava todos os jogos pela televisão ou pela rádio. Desde 2008, apenas sabia como andava o Boavista em visitas esporádicas ao site do clube. De qualquer forma, sou boavisteiro. A Mãe é portista. O JM e o MM não sabem o que é o Boavista. Mas, desde as notícias de 6ª-feira que dão a readmissão na Primeira Liga como certa, terão o dobro das opções para escolher.

Etiquetas: ,