O meu projecto DIY

Estou certo que o treino cirúrgico não é uma problemática que ocupe as mentes de quem me lê, mas gostava de vos dar a conhecer um pequeno side project meu. Se se derem ao trabalho de ler o resto do texto, perceberão que é muito DIY (do it yourself, não se trata de uma loja de decoração). Com tanta gente prendada e idiota por aí, talvez tenham algo a acrescentar ao que fui fazendo.



O treino de gestos cirúrgicos básicos são feitos, durante o curso de Medicina e nos primeiros anos de formação complementar (Internato Médico), utilizando compressas, pinças, porta-agulhas e fios. Simulam-se suturas de feridas cortadas nas compressas e os médicos mais novos, cirurgiões em potência, vão 'criando mão'. Com o advento da laparoscopia e outras técnicas cirúrgicas minimamente invasivas (cirurgias feitas através de uma câmara de vídeo dentro do abdómen ou do tórax do doente), surgem novos desafios em termos de treino e simulação dos actos cirúrgicos. O material utilizado não está disponível facilmente nos blocos operatórios (muito menos para treino), os instrumentos utilizados são manipulados sem o cirurgião mais velho poder intervir imediatamente, existe muito equipamento a separar o cirurgião do doente.

Existem inúmeros cursos de introdução às novas técnicas, seguidas de treino em modelos de plástico ou borracha, em tecido animal e até com animais vivos (devidamente anestesiados). Eu estou inserido num grupo que se dedica a este tipo de formação. Talvez por isto, em 2011, achei que seria útil aos cirurgiões mais novos ter uma forma de treinar laparoscopia com maior frequência do que a ida aos cursos permite. Para além de caros, são (ainda assim) muito concorridos e difíceis de conseguir vaga. Criei 5 passos para a construção de um simulador de laparoscopia que cada um poderia ter em casa e usar quando quisesse. O esquema, entretanto publicado na revista Surgical Innovations com o título «Five really easy steps to build a homemade low-cost simulator» foi apresentado e acolhido com grande entusiasmo no Congresso do Internaional Pediatric Endosurgery Group, em Praga.


Imagens do primeiro simulador de laparoscopia DIY, também apelidado de caixotinha.


Em Portugal, o Dr. Novo de Matos, ilustre cirurgião geral do Hospital de São José e presidente da SPCMIN, desafiou-me a fazer um workshop para o ensino e construção do tal simulador, entretanto baptizado de HOMESimulator. Criei um site e realizei mais dois workshops em 2012. Não patenteei a ideia, porque a minha vontade foi sempre de dar este conhecimento gratuitamente. Na lógica freeware, isto é, dar o código fonte do projecto para que outros o replicassem e, se possível, lhe acrescentassem valor. Finalmente, aconteceu.

Hoje, vou ao Hospital de Vila Real. Vou colaborar no primeiro curso de laparoscopia, em que todo o treino de simulação será feito utilizando HOMESimulators construídos pelos próprios alunos. Mais, a organização esteve toda a cargo de um dos participantes do primeiro workshop de HOMESimulators, o Dr. Mário Rui Gonçalves (Interno Complementar de Cirurgia Geral). Vou com grande expectativa e, ao mesmo tempo, feliz por saber que este side project que tanto estimo se prepara para bater asas e deixar o ninho. Sinto-me um pai babado.

Etiquetas: , ,